Nossa História
O ProjEduR nasceu no bairro de Alto de Coutos, em 2017, por uma moradora do local, Maiane Soares, formada em Letras Vernáculas, pela Universidade Federal da Bahia, que também chegou à UFBA através de um projeto da mesma natureza, o GAPECC - Grupo de Ação para Promoção Educacional Científico-Cultural. Além de Maiane, Rejane dos Anjos, oriunda do mesmo projeto, Jeferson Silva, Dandara Mattos e Flávio Bueno estiveram atuantes na coordenação desde o início do ProjEduR, em 2017, até então.
A mentora da ideia, e também uma das coordenadoras desse projeto, conta com a ajuda de amigos, colegas, pessoas com vontade de ajudar a manter o andamento do projeto no bairro. Os educadores são em boa parte licenciados para ocuparem seus cargos, e uma outra parte está em processo de formação. Sendo assim, além de auxiliar aos educandos, o ProjEduR ainda abre espaço para que estudantes de licenciatura possam ganhar experiência, atuando em sala de aula.
Em 2017, o funcionamento do projeto não pode ser gratuito, pois ocupou-se um espaço particular do bairro: Escola Creche Paraíso da Criança, o que, talvez, explique a pouca procura. Em 2018, a coordenação entrou em contato com a direção da Escola Francisca de Sande, também no bairro de Alto de Coutos, que com muito entusiasmo e satisfação abraçou a ideia desses jovens que só fazem acreditar que a educação é o caminho. Com essa pareceria, se fez possível ter no bairro um projeto gratuito e de excelência. Devido à gratuidade do projeto, percebeu-se a grande procura pelas aulas, de forma que houve um salto de 10 educandos para 35, mas é claro que ser gratuito não é o suficiente para ter público, e sim: a qualidade das aulas. Em 2019, devido às ocupações extras dos coordenadores, optou-se por realizar apenas oficinas educacionais, a partir do segundo semestre, tais oficinas ocorreram no espaço Projeto Ação e Vida, localizado no Triângulo, em Alto de Coutos, um espaço no bairro que acolhe projetos dessa natureza.